|

h1

Colunas do BC - Consulado Azul no Planalto


11 março, 2008


Meninos sem pátria


Fox - DF


“Estão para chegar ao nosso querido Cruzeiro dois jovens atacantes. Especula-se que sejam eles: Carlos Preciado, de 22 anos, e Javier Reina, de 19 anos, ambos Colombianos, jogadores do América de Cali.”




Este foi um ótimo livro que lí na minha pré-adolescência. Da série Vagalume, era a história de um garoto que viveu o terror da ditadura e, pela perseguição sofrida por seu pai, teve de sair do país, como um nômade vagando entre outros países, como o Chile que também sofreu com a ditadura, até chegar à França q os acolheu. Só voltou ao Brasil depois de adulto, com a anístia concedida aos asilados políticos.


Mas porque estou falando isso? Bem, há um fenômeno no futebol atual que é a migração de jovens jogadores, não por perseguição política, mas pela esperança de um “asilo financeiro”. Assim, muitos de nossos jovens sonham em ir para a europa tão logo apareçam na mídia (alguns conseguem este feito), deixando para trás sua família, seus amigos, sua terra… e tendo à frente novos desafios, além do esporte, como: uma nova lingua a aprender, novos costumes desta nova terra, culinária exótica para seus padrões…


Da mesma forma, para nossos vizinhos, somos vistos como um degrau para chegar à europa. Estão para chegar ao nosso querido Cruzeiro dois jovens atacantes. Especula-se que sejam eles: Carlos Preciado, de 22 anos, e Javier Reina, de 19 anos, ambos Colombianos, jogadores do América de Cali. Além deles já temos no elenco o também jovem Marcelo Moreno, um boliviano filho de jogador brasileiro, e Giovanni “La Sombra” Espinosa, o experiente equatoriano. Já estamos contratando extrangeiros até mesmo para compor nossas categorias de base! Este fim de semana foi anunciada a contratação do meia-atacante equatoriano Fidel Francisco Martínez Tenorio, de 18 anos, que jogará na equipe jr, por enquanto. Isso mesmo! No JÚNIOR!!!


Os garotos têm saído cada vez mais cedo de seus países de origem e isto pode afetar o emocional deles, o que fatalmente comprometerá seu desempenho em campo. Portanto, paciência com a garotada, pessoal! Não é muito a se pedir. Vamos deixar os garotos ganharem confiança e mostrarem a que vieram. Não se chega a um clube da dimensão do Cruzeiro à tôa.


Fox - DF (perfil completo)

0 comentários Eternos:

Divulgação MASTER!